segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Vamos falar mais um pouco sobre como a tecnologia pode melhorar e aprimora a educação?
Não é mais incomum encontrarmos escolas e universidades - geralmente privadas- onde em suas propagandas de divulgação mostram seus modernos laboratórios de informática, tabletes de última geração e aquele sistema gerenciador de atividades de dar inveja na concorrência. Até ai tudo ótimo, atitude legal da escola investir em tecnologia para talvez liderar o mercado de educação privada. 
Porém podemos perceber, que não existe essa tecnologia de ponta somente na rede privada. As universidades federais partilham entre si o sistema SIGAA - Sistema de gestão de atividades acadêmicas. Iniciativa pública e gratuita que é amplamente utilizada e atende a demanda das nossas universidades. Já a algum tempo tem se no mercado e comprado por meio de licitações tecnologias voltadas para escolas públicas utilizando software livre para garantir preços baixos sem perder qualidade desde um datashow com sistema operacional linux até computadores multiusuários. 
Conforme podemos ir utilizando estes recursos, podemos ver que é possível inserir tais recursos na vida dos alunos. porém, falta ainda profissionalizar os professores na utilização dessa tecnologia para assim quem sabe, os alunos poderem tirar o máximo de proveito dessa época bacana em que estão crescendo ou atualizando seus conhecimentos.
Está última parte é a mais importante parte do aprendizado de um aluno. É necessário adaptar e atualizar os processos educacionais sem perder eficiência. Deixo abaixo para vocês refletirem, um vídeo de um grande ícone da educação contemporênea, Prof Pierluigi Piazzi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário